Terceira reunião (17/05/2021)


Nessa reunião falamos sobre o fichamento" Usando outras lentes: Aproximando a educação ambiental e a geografia educadora " , passado no dia 26/04 e esclarecemos nossos objetivos. Nossas sínteses de ideias do texto foram as seguintes:


  •   A educação ambiental é tida como um campo de trabalho da área das ciências físicas e biológicas, e a geografia educadora apontando a ação da educação ambiental tendo por base a ciência geográfica com os conceitos de lugar, paisagem e território, esses conceitos aproximam a ciência geográfica e a educação ambiental, pois são muito utilizados. A paisagem como a materialização de um instante da sociedade, formando pelo conjunto heterogêneo de formas naturais e artificiais, sendo a chaves para entender o lugar. O lugar como espaço vivido, experenciado, que sofre impactos da globalização, e indica que neste espaço se realizam as residências a esses impactos.  O território é definido como poder instituído sobre um espaço.  Em seguida temos uma corrente que é bastante importante  a corrente práxica, que trabalha com a pesquisa-ação para a resolução de problemas. Por último a visão socioambiental que pensa no meio ambiente não como um sinônimo da natureza intocada, mas como um campo de interações entre a cultura, a sociedade e a base física e biológica. Com tudo a geografia aparece como grande aliada para que se entenda o complexo mundo das relações que compreendem a vida.

  • A geografia escolar preocupa-se em estudar ações humanas que fazem parte de nossas ações cotidianas, buscando trazer relação entre espaço vivido e outros contextos.
  • A educação ambiental seria um mecanismo que seria trabalhado com a população de uma forma geral, para conscientizar que os problemas ambientais é uma questão coletiva.
  • Estudar os conceitos e as categorias lugar, identidade, território e paisagem, na geografia educadora é importante, pois são conceitos utilizados como grande contribuição para a Educação ambiental.
  • Algumas correntes que aproximam a educação ambiental não só da geografia educadora, mas de uma educação mais abrangida, seriam: a corrente práxica, que trabalha com a pesquisa- ação para resolução de problemas, a crítica, etnográfica, que direciona outras formas de relação com a natureza, e a corrente humanista, que se baseia no conceito de paisagem amplamente utilizado nas aulas de geografia.

Nossos objetivos gerais foram analisar o nível de percepção de estudantes do CODAP/UFS acerca das políticas públicas de educação ambiental na região metropolitana de Aracaju. E os nossos objetivos específicos foram divulgar os temas de Educação ambiental e qualidade de vida para os estudantes do Codap; identificar as políticas públicas de educação ambiental vigentes na região metropolitana de Aracaju; verificar quais políticas públicas de educação ambiental da área de estudo são mais difundidas entre os alunos do Codap. Fomentar uma consciência coletiva dos estudantes sobre a importância da educação ambiental para a qualidade de vida em áreas urbanas. 

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