O Meio Ambiente e a Paisagem Sonora

 

Primeiro Momento:   Iniciamos nosso encontro com a apresentação da tarefa da professora Tâmara sobre as ações praticadas em casa que colaboram para a preservação do meio ambiente, posteriormente teve o relato dos alunos.



Segundo MomentoFizemos uma leitura compatilhada com os alunos sobre a reportagem “A pandemia é o resultado de nosso absoluto desrespeito ao meio ambiente e aos animais”, diz Jane Goodall" que pode ser encontrada no link: Conexao Planeta.  Discutimos que a vinda de animais selvagens para próximo aos centros urbanos está relacioanda ao desmatamento provocado pelo homem para promover o crescimento das cidades e destacamos uma série de atividades que o homem faz e que provocam impacto ambiental, entre elas a exploraçao das fontes de energia. Vimos que, por mais limpa que seja essa fonte energética, ela causa algum impacto ambiental (em maior ou menor escala) afetando os animais que vivem no  local em que ela é instalada.

.

Terceiro Momento: As professoras Thaís e Tâmara ficaram responsáveis por conduzir a discussão sobre a paisagem sonora. A professora Thais apresentou imagens da antiga Aracaju e de imagens dos dias atuais para que os alunos pudessem falar sobre os sons que provavelmente seriam ouvidos naquela época e comparar com os sons que ouvimos hoje. Em seguida a professora Tâmara mostrou a tarefa para ser realizada durante a semana e apresentada no encontro seguinte.















"Nós achamos que esse assunto foi importante para percebermos os sons ao nosso redor e como ele nos influencia. Vimos também que os animais são mais sensíveis aos sons e como o barulho provocado pelas atividades humanas podem estressá-los "
(Dayane, Lara, Lorena, Maria Luiza e Maria Eduarda)

"Gostei muito da dinâmica que a professora Thaís fez, ela pediu que fechássemos os olhos e imaginássemos um lugar que queríamos estar, bem como os sons daquele ambiente."
(Tâmara)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Décima segunda reunião ( 04/10/2021)

Participação no GEPIMA (30/03/2021)

Produção do Artigo