Nona reunião (20/07/2021)





Esse reunião em específico abordamos a construção do nosso formulário baseado no que aplicamos na pesquisa passada, trabalhamos em cima do anterior  fazendo adequações para o momento atual. Fizemos uma divisão em categorias, exemplo: a) perfil do estudante; b) meio ambiente, percepção das políticas; c) sobre senso de pertencimento, seus hábitos e cuidados com o ambiente escolar.  Também fizemos uma breve explicação sobre política pública para todos ficarem cientes: 


  • Uma política pública representa a organização da ação do Estado brasileiro para a solução de um problema ou atendimento de uma demanda específica da sociedade. A Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) – instituída pela Lei nº 9.795/99 – e seu decreto de regulamentação em 2002 têm contribuído para acelerar o processo de institucionalização da Educação Ambiental no país, cujo marco inicial, pelo menos para o ensino formal, foi a Lei nº 6.938/81, a qual, ao instituir a Política Nacional de Meio Ambiente, determinou a inclusão da EA em todos os níveis de ensino.(SANTOS, 2003). 
  • Pensamos que pela educação, podemos aprender a prevenir e enfrentar os riscos globais, a reinventar a política e a cidadania, com profundas mudanças nas formas de pensar e nos estilos de vida (BARBOSA, 2008). Assim, as Políticas Públicas  de Educação Ambiental tem como objetivo a formação de cidadãos críticos e reflexivos, que percebam a complexa realidade em que vivem e participem da (re)construção de uma sociedade sustentável (FERFENADES, 2008). 



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